quinta-feira, 19 de julho de 2012

Desabafo...

Se há coisa que me deixa profundamente triste, revoltada, e sei lá mais o que, é o abandono, maltrato e outras aberrações que fazem aos animais!
Desde pequenina que sempre ajudei os bichos.. no que podia claro! Se havia cães abandonados, lá ia eu, com 8/9 anos dar-lhes comida, água e por vezes andavam lá pela minha rua uns bons anos.. Seguiam-me para a escola, esperavam por mim, e vinham comigo de volta. Sempre chorei cada vez que via um animal na estrada, morto ou moribundo.. Quando cresci pude finalmente ter uma gata e posteriormente um cão, porque como vivia num apartamento, não podia levar os que queria para casa! Ainda hoje tenho o meu canito comigo :)  A gata morreu com 13 anos, com cancro, mas agora já tenho outra :)
Por isso sinceramente não entendo porque há pessoas que não gostam de animais. Pior ainda, que não gostam e têm animais!! E depois ainda há aquelas que dizem que gostam de animais, e que eu acho que dizem só para parecer bem, porque vê-se profundamente que ficam incomodadas com eles..quer-me parecer que no fundo queriam que não ladrassem, que não miassem, que não largassem pêlos, etc...poupem-me!!
Temos muito a aprender com os bichos! Costumo dizer que quanto mais conheço os humanos, mais gosto de animais.
E nesta altura do ano, fico abismada com a facilidade que algumas pessoas têm em descartar os amigos de quatro patas, alguns estão há anos com elas, esquecem-se que os bichos têm sentimentos, que vão sentir saudades, e largam-nos mesmo na estrada! Na auto estrada já vi largarem um cão pela janela do carro e nem sequer pararam o carro! O bicho foi logo atropelado e morreu...:( Fiquei chocada com tamanha crueldade..
Quem pensa como eu, sabe bem o que é chegar a casa e ser recebido pelo seu animal de estimação. É raro um amigo fazer tamanha festa todos os dias, cada vez que chegamos a casa!
Porque eles têm sentimentos como nós, e têm tantos direitos como nós! Só espero que um dia tudo mude..vou acreditar que sim!

808 200 520
GNR-Protecção da Natureza e Ambiente


4 comentários:

  1. Bárbara, como eu partilho dessa tua consternação! Já tenho essa foto com o número publicada há algum tempo no facebook, porque nunca é demais alertar as pessoas de bem, que existe muita crueldade por aí fora e que devem estar sempre atentas e denunciar qualquer situação de abandono, maus tratos, todas! O teu relato do animal atirado pela janela do carro, chocou-me...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dora :)
      Pois, nunca é demais alertar as pessoas, e tal como tu, espero que com este numero de telefone, que muita gente não conhece, seja mais facil denunciar! Não se pode fechar os olhos, e fingir que as coisas não acontecem! Aliás, quem gosta mesmo de animais não consegue fechar os olhos a estas situações!

      Beijinhos

      Excluir
  2. O meu Goldie é o meu "filho" mais velho ;)
    Muitas vezes dou por mim a falar com ele e ele parece ouvir-me. Quando estou sozinha é a melhor companhia do mundo. Não me chateia nem um bocadinho, e posso dizer que tenho de aspirar pelo menos dia sim dia não, tal são os tufos de pêlo que larga. Já cheguei a levá-lo comigo para o Algarve doente para que pudesse tratar dele e não o deixar para alguém o fazer. Saiu de lá rijo e novo em folha ;)
    Um animal precisa de cuidados mas que não são nada quando pensamos no carinho e lealdade que têm para connosco!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo isso! Já com o meu canito(scooby) é a mesma coisa. É mesmo da família e é assim que eles se sentem, que pertencem á familia! Hoje, por exemplo, lá vai mais uma vez a Veterinária! É caro? é! Mas compensa em muito o carinho e a lealdade, como tu dizes :) Que bom que existem pessoas como nós :)

      Beijinhos a ti e ao teu Goldie*

      Excluir